quarta-feira, 10 de março de 2010

Rabo de saia - Gabriel o Pensador / 08 de Março.


Saudações a todos e a todas, estamos na semana "Internacional da Mulher" e segunda-feira 08 de março foi o seu dia "oficial", coloco entre aspas, pois pra mim todo dia é dia da Mulher. Há tempos não apareço por aqui, nem sei se alguém lê, sinceramente seria bacana, mas se ninguém lê também não tem problema, escrevo primeiramente pra exteriorizar o que eu sinto, o que vem a seguir é consequência, mas vamos ao que interessa.

O problema da Mulher é um problema social, logo deve ser encarado por todos e todas da sociedade. Hoje a reflexão que faço é sobre " um processo educacional que supervaloriza o sexo, mas se você for fêmea tem que reprimir ou vai levar má fama (joga pedra na Geni!)" e para abordar essa questão o nosso objeto referencial será a música "Rabo de saia" do rapper Gabriel o Pensador, lembre-se:  a discussão é sobre a supervalorização do sexo e sobre a Mulher nesse processo e não se o Gabriel o Pensador é rapper ou não, mas só deixando o meu ponto de vista, pra mim é rapper sim.

É certo que o dia 08 de março precisa ser encarado bem mais do que uma data festiva, é um marco histórico onde precisamos refletir sobre os avanços da lutas das Mulheres e sobre o que ainda precisa melhorar , pois a luta não para, eu ainda vejo casos de violência contra a Mulher, eu ainda vejo a Mulher ganhando menos mesmo exercendo a mesma função do que o homem, as Mulheres não ocupam nem 25% das cadeiras políticas (legislativo e executivo nas 03 esferas, municipal, estadual e federal), mas quer saber mesmo onde eu vejo as Mulheres se destacando? É na mídia, e de certa forma sempre expondo o seu corpo, penso eu que não é somente esse espaço de destaque que elas querem assumir, mas vamos a música!

A música "Rabo de saia" faz parte do segundo cd do rapper Gabriel o Pensador intitulado "Ainda é só o começo" que foi lançado em 1995. Como eu já disse a música trata da supervalorização do sexo e dos papéis de gênero atribuido na nossa sociedade, dentro dessa perspectiva e através da música vamos tentar entender um pouco como é que fica as Mulheres nessa história.

Vivemos numa sociedade cujo modelo patriarcal e machista ainda predomina e a música "Rabo de saia" nos remete isso, vai nos mostrar muito bem qual é o papel que o homem deve exercer "Quando nascemos fomos programados pra conquistar muitas mulheres se quisermos ser considerados homens com H, homem de bem, um cabra macho, macho, macho man. Existem vários rótulos, chame como quiser, Mas o caso é que os moleques são treinados pra caçar mulher", ou seja, enquanto o exercício da sexualidade do homem precisa ser algo explícito o da mulher não, tem que ser algo reprimido, controlado.

"Mesmo assim você passa por um processo educacional que supervaloriza o sexo, mas se você for fêmea tem que reprimir, ou vai levar má fama (joga pedra na Geni!). Desde pequeno você recebe as influências, o que é um exemplo pros meninos, pras meninas é uma indecência, todo pai quer que seu filho seja um... (Pensador?) Não um... (Cavalheiro?) Não um... comedor! Um Don Juan, rei da cocada preta (Ah, é pra comer cocada pai?)...(Não filhão, é pra comer...)...(Paiê, como é que a barriga da gente cresce?)...(Minha filha agora não, vai brincar de boneca e esquece e você filhão, vai brincar de médico lá na vizinha), é assim que o cidadão aprende a ser galinha, chamar as donzelas de cadelas, olhar as bundas na praia, correr feito um cão abanando o rabo por um rabo de saia"

Para o filósofo Michel Foucault "o corpo controla a sexualidade e a partir disso a sexualidade controla o corpo", partindo dessa premissa precisamos entender quais são as instituições que direta ou indiretamente nos educam, podemos então listar algumas: A família, os amigos, a escola, a mídia e principalmente a religião (é claro que pode existir outras instituições), são por meio destas instituições que formamos o nosso conjunto de valores que vão direcionar nossas ações. Quando pensamos na educação de homens e Mulheres por meio dessas instituições notamos diferenças nesse processo. O homem de acordo com a música recebe uma educação menos rígida, é mais permissível para o homem o seu exercício da sexualidade, para a Mulher não. A mulher é tratada como o objeto sexual a ser consquistado, mas ela não pode se dar ao luxo de ser esse objeto. A Mulher precisa casar virgem, já o homem precisa perder sua virgindade o mais cedo possível. A Mulher só pode ficar com um, caso fique com mais é "galinha", já o homem precisa ficar com várias, pois precisa ser o garanhão, a Mulher aprende desde cedo a ser dona de casa (sempre recebe uma boneca, está sendo preparada para o lar), já o homem não pode nem pensar em brincar de boneca.

"Aprendi a ver as mulheres como um objeto de desejo, Um sonho de consumo! Nesse imenso shopping center um bom par de pernas Deixa agente feito "Capitão Caverna!" Um primata!"

"Mas não me chamem de mal comportado gente! Eu me comporto exatamente de acordo com o modelo existente para o homem do mundo atual, não sou nenhum tarado, nenhum maníaco sexual"

Vivemos uma contradição, os papéis de gêneros não são iguais e talvez nunca serão, mas precisamos lutar para garantir a equidade e igualdade de gênero. Se de um lado temos o homem enquanto caçador e a Mulher como a caça precisamos garantir que a Mulher também tenha o direito de caçar. Não estou fazendo apologia a liberdade sexual e que todos/as possam sair por ai transando, estou trazendo a questão de que os direitos sexuais e os direitos reprodutivos precisam ser garantidos e que as Mulheres possam sair da subalternidade e viver sua sexualidade de forma plena, livre de qualquer discriminação e punição.

 A ideia de fazer essa reflexão é dizer que ainda há várias questões que precisamos avançar quando se trata da igualdade entre homens e Mulheres. De forma muito condutente e "engraçada" o rapper Gabriel o Pensador aborda as questões de gênero e de sexualidade que muitas vezes são ignoradas pela sociedade, pensar que a luta da Mulher se dá somente no campo do combate a violência ou da luta por melhores condições de trabalho é um equívoco, há também outras lutas e hoje abordamos uma dessas muitas outras lutas.

Desejo a todas as Mulheres tudo de positivo e força, muita força para continuar lutando! Eu acredito que todos os homens também devem se unir para que possamos transformar a sociedade, precisamos avançar e é necessário que todos e todas participem desse processo. 

Segue o link com o video clipe da música rabo de saia, quem nunca viu ou ouviu vale a pena conferir.
Rabo de Saia - Video Clipe